top of page
Publicidade
iplace-cat-iphone-160925-desk-03b.avif

Google Investirá US$ 15 Bilhões Para Construir Centro de dados de IA na Índia

A Índia é um destino importante para centros de dados devido aos seus baixos custos de dados e à base de usuários de internet em rápido crescimento
A Índia é um destino importante para centros de dados devido aos seus baixos custos de dados e à base de usuários de internet em rápido crescimento

A Alphabet, empresa controladora do Google, investirá US$ 15 bilhões (£ 11,29 bilhões) para construir um centro de dados de IA no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia.


A instalação, que será instalada na cidade portuária de Visakhapatnam, fará parte da rede global de centros de IA do Google, espalhados por 12 países.


"É o maior centro de IA em que investiremos em qualquer lugar do mundo, fora dos Estados Unidos", disse Thomas Kurian, CEO do Google Cloud, em um evento na capital Déli na terça-feira, acrescentando que o investimento será distribuído pelos próximos cinco anos.


O anúncio ocorre em um momento em que o presidente dos EUA, Donald Trump, vem pedindo que empresas americanas priorizem investimentos domésticos.


A Índia emergiu como um destino fundamental para data centers de IA. Os baixos custos de dados do país e o rápido crescimento da base de usuários de internet o tornaram um polo de expansão da nuvem e da IA ​​para gigantes da tecnologia.


O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, disse que a instalação "levará nossa tecnologia líder do setor para empresas e usuários na Índia, acelerando a inovação em IA e impulsionando o crescimento em todo o país".


Um acordo formal para finalizar o projeto será assinado na terça-feira, informou o governo de Andhra Pradesh.


"É um grande salto para o futuro digital, a inovação e a posição global do nosso estado", disse a ministra de tecnologia do estado, Nara Lokesh.


O projeto combinará infraestrutura de nuvem e IA com sistemas de energia renovável e uma rede de fibra óptica expandida.


O projeto faz parte do plano do governo de Andhra Pradesh de desenvolver 6 GW de capacidade de data center até 2029, de acordo com a Bloomberg News.


Os data centers são instalações físicas que abrigam os equipamentos de computação e rede que as organizações usam para coletar, processar, armazenar e distribuir dados.


Eles contêm servidores, sistemas de armazenamento e equipamentos de rede, como roteadores e firewalls, além dos sistemas de energia e resfriamento necessários para operá-los.


Em Andhra Pradesh, o governo tem oferecido terras e eletricidade subsidiadas para atrair investidores globais.


O setor de data centers da Índia cresceu rapidamente nos últimos cinco anos, ultrapassando a marca de 1 GW de capacidade em 2024 e quase triplicando seu nível de 2019, de acordo com o relatório India Data Center Market Dynamics 2024 da empresa global de serviços profissionais JLL .


Publicidade
Publicidade
img970x250-1743520499459.avif
bottom of page