top of page
Publicidade
728x90.gif

Hamas Liberta Três Reféns Israelenses em Troca por 369 Prisioneiros Palestinos



Neste sábado, 15 de fevereiro de 2025, o grupo Hamas libertou três reféns israelenses como parte da sexta troca desde o início do acordo de cessar-fogo com Israel, que entrou em vigor em 19 de janeiro.


Em contrapartida, Israel libertou 369 prisioneiros palestinos. Esta foi a maior libertação de prisioneiros palestinos em uma única troca até o momento.


Os reféns libertados foram identificados como o americano-israelense Sagui Dekel-Chen, o russo-israelense Alexandre Troufanov e o argentino-israelense Iair Horn.Os três homens foram sequestrados do kibutz de Nir Oz durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.Eles foram mantidos em cativeiro por 498 dias.


A libertação ocorreu em Khan Younis, no sul de Gaza. Os reféns foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que os transportou para Israel. Antes de serem entregues à Cruz Vermelha, os reféns foram exibidos em um palco erguido pelos combatentes palestinos em Khan Yunis e foram solicitados a dizer algumas palavras em hebraico diante de uma multidão.


A libertação dos reféns e dos prisioneiros palestinos ocorreu em meio a tensões entre Israel e o Hamas, com acusações mútuas de violação do acordo de cessar-fogo. O Egito e o Catar mediaram as negociações para garantir que a troca ocorresse conforme o planejado.


Com a troca deste sábado, 19 reféns israelenses e 5 tailandeses foram libertados pelo Hamas em troca de 765 prisioneiros palestinos. Ainda restam 70 reféns em cativeiro na Faixa de Gaza, embora se acredite que 35 deles já morreram.

Publicidade
Publicidade
img970x250-1743520499459.avif
bottom of page