Hamas Liberta Três Reféns Israelenses em Troca por 369 Prisioneiros Palestinos
- Editorial O Bahia Post

- 15 de fev.
- 1 min de leitura
Neste sábado, 15 de fevereiro de 2025, o grupo Hamas libertou três reféns israelenses como parte da sexta troca desde o início do acordo de cessar-fogo com Israel, que entrou em vigor em 19 de janeiro.
Em contrapartida, Israel libertou 369 prisioneiros palestinos. Esta foi a maior libertação de prisioneiros palestinos em uma única troca até o momento.
Os reféns libertados foram identificados como o americano-israelense Sagui Dekel-Chen, o russo-israelense Alexandre Troufanov e o argentino-israelense Iair Horn.Os três homens foram sequestrados do kibutz de Nir Oz durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.Eles foram mantidos em cativeiro por 498 dias.
A libertação ocorreu em Khan Younis, no sul de Gaza. Os reféns foram entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que os transportou para Israel. Antes de serem entregues à Cruz Vermelha, os reféns foram exibidos em um palco erguido pelos combatentes palestinos em Khan Yunis e foram solicitados a dizer algumas palavras em hebraico diante de uma multidão.
A libertação dos reféns e dos prisioneiros palestinos ocorreu em meio a tensões entre Israel e o Hamas, com acusações mútuas de violação do acordo de cessar-fogo. O Egito e o Catar mediaram as negociações para garantir que a troca ocorresse conforme o planejado.
Com a troca deste sábado, 19 reféns israelenses e 5 tailandeses foram libertados pelo Hamas em troca de 765 prisioneiros palestinos. Ainda restam 70 reféns em cativeiro na Faixa de Gaza, embora se acredite que 35 deles já morreram.
























