Venezuela Fecha Embaixada na Noruega após Prêmio Nobel de Líder da Oposição
- Editorial O Bahia Post
- há 4 dias
- 2 min de leitura

A Venezuela anunciou na segunda-feira que fecharia sua embaixada em Oslo, dias após a líder da oposição María Corina Machado receber o Prêmio Nobel da Paz.
Em comunicado, o governo venezuelano não comentou o prêmio de Machado, afirmando que o fechamento faz parte de uma reestruturação de seu serviço exterior.
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega confirmou que Caracas fechou sua embaixada em Oslo sem fornecer um motivo.
O Comitê Nobel em Oslo concedeu-lhe o prêmio na sexta-feira em reconhecimento ao que chamou de "seu trabalho incansável promovendo direitos democráticos para o povo da Venezuela", enquanto o líder venezuelano Nicolás Maduro se referiu à laureada de 58 anos como uma "bruxa demoníaca".
O Ministério das Relações Exteriores da Noruega chamou a decisão de "lamentável".
"Apesar de nossas diferenças em várias questões, a Noruega deseja manter o diálogo aberto com a Venezuela e continuará trabalhando nessa direção", disse uma porta-voz do ministério.
Ela acrescentou que o Prêmio Nobel "é independente do governo norueguês".
Machado faz campanha há anos contra Maduro, cujo governo de 12 anos é visto por muitas nações como ilegítimo.
Ela foi forçada a viver escondida durante grande parte do ano passado.
Ao homenagear sua conquista, o presidente do Nobel, Jørgen Watne Frydnes, chamou Machado de "figura-chave e unificadora em uma oposição política que antes era profundamente dividida... em um estado autoritário brutal que agora sofre uma crise humanitária e econômica".
Machado disse à BBC Mundo que o prêmio foi "como uma injeção" em seu movimento político. "Ele infunde energia, esperança e força no povo venezuelano, porque percebemos que não estamos sozinhos", disse ela.
Caracas também fechou sua embaixada na Austrália e abriu novos postos avançados no Zimbábue e em Burkina Faso, que chamou de "parceiros estratégicos na luta" contra "pressões hegemônicas".
O fechamento de embaixadas da Venezuela em dois aliados próximos dos EUA ocorre após semanas de tensão elevada entre Caracas e Washington.
O exército dos EUA destruiu pelo menos quatro barcos que transportavam narcóticos da Venezuela para os EUA, matando pelo menos 21 pessoas a bordo, no que o governo Trump chama de guerra às drogas.
As greves atraíram condenação em países como Venezuela e Colômbia, com alguns advogados internacionais descrevendo as greves como uma violação do direito internacional.
A última vez que a Noruega sofreu um golpe diplomático em relação ao Prêmio Nobel da Paz foi com a China em 2010, quando o prêmio foi concedido ao dissidente político Liu Xiaobo. Pequim suspendeu o comércio e outras relações, e só normalizou os laços com Oslo seis anos depois.
Fonte: BBC News