Zelensky Veta Acordo Mineral com EUA por Falta de Garantias de Segurança
- Editorial O Bahia Post
- 16 de fev.
- 2 min de leitura

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou ter bloqueado um acordo com os Estados Unidos liderado pelo presidente Donald Trump que concederia aos EUA acesso a vastas reservas de minerais estratégicos ucranianos. Zelensky justificou a decisão alegando que o acordo não oferece as “garantias de segurança” necessárias para proteger os interesses da Ucrânia.
Garantias de Segurança como Condição
Zelensky enfatizou que, embora a Ucrânia esteja aberta a parcerias, seus recursos não serão entregues “de graça”, mesmo para os aliados mais próximos. Ele ressaltou a necessidade de o acordo estar atrelado a salvaguardas de segurança que impeçam a Rússia de se reagrupar e lançar outra invasão no futuro. “Não autorizei os ministros a assinarem o acordo porque não está pronto. Na minha opinião, não nos protege”, declarou Zelensky durante a Conferência de Segurança de Munique.
Veja o vídeo:
Detalhes do Acordo Proposto
O acordo em discussão envolveria a concessão aos EUA do direito de explorar minerais críticos, incluindo terras raras, titânio, urânio e lítio.
Trump teria manifestado interesse em adquirir US$ 500 bilhões em minerais ucranianos, sinalizando que o apoio de Washington dependeria dessa “garantia”. O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, chegou a afirmar que o acordo mineral seria um “escudo de segurança” para a Ucrânia no pós-guerra.
Ucrânia Busca Negociação Mais Vantajosa
Fontes revelaram que Zelensky busca negociar um acordo mais vantajoso, rejeitando a oferta inicial dos EUA de assumir cerca de 50% dos direitos sobre os minerais de terras raras ucranianos. Zelensky destacou que o entendimento precisa “estar atrelado a salvaguardas de segurança”. “Deve ser redigido de forma juridicamente correta e é um investimento… Se tudo isto estiver ligado a garantias de segurança. Ainda não vejo essa ligação no documento”, acrescentou.